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Por que utilizar o Instagram para negócios?

Não basta apenas estar presente no Instagram para conquistar resultados positivos. É preciso conhecer todos os recursos que a rede oferece para se destacar no mercado e gerar negócios e além disso apostar nas estratégias de marketing digital para alcançar seus objetivos.

Parece maçante e muitas vezes óbvio, mas muitas empresas ainda não aderiram às redes sociais como ferramenta de marketing. E, outras muitas utilizam sem dar a devida atenção. Temos também aquelas que fazem o dever de casa direitinho e outras que utilizam fielmente como vitrine do seu negócio. Neste texto queremos focar nos dois primeiros itens mencionados que são aquelas empresas que não utilizam e aquelas que vão lá bem mais ou menos. Já fizemos outros posts aqui no blog falando justamente sobre a importância das redes sociais e também mostramos dicas e vantagens. Pois bem! Hoje vamos falar do por que o Instagram e uma alternativa compensatória para o seu negócio.

O poder do Instagram é indiscutível. Para começar vamos de números: a plataforma já conta com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo e o Brasil, segue entre os mais ativos em número de usuários em redes sociais e é o 3º país com mais usuários ativos que postam, curtem e comentam em fotos e stories. Isso já reflete em um poderoso engajamento podendo superar em 15 vezes mais que no Facebook. Agora você já consegue visualizar o alcance do Instagram para os negócios?

Nos últimos anos, o Instagram aumentou o seu alcance após integrar o recurso de Stories e expandir as ferramentas de criação, permitindo que os usuários adicionassem GIFs, emojis, enquetes, entre outros. Não basta apenas estar presente no Instagram para conquistar resultados positivos. É preciso conhecer todos os recursos que a rede oferece para se destacar no mercado e gerar negócios e além disso apostar nas estratégias de marketing digital para alcançar seus objetivos. Veja alguns itens, só para te introduzir nesse universo:

 

1. TENHA UMA ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO DEFINIDA

Não basta a presença, é preciso estratégia. Lembre-se que o perfil para negócios é diferente da sua conta pessoal. Algoritmos entram mais em ação o que implica nas suas estratégias. Manter uma sequência de postagens gera maior credibilidade. Aqui é um outro ponto: não desperdice seus posts com inserções aleatórias, conheça seu público e produza conteúdo relevante.  Aqui vai uma #DICA: a regra 80/20, sendo 80% de publicações diversas e 20% relacionados à divulgação direta dos produtos e serviços.

2. INTERAJA COM OS SEUS SEGUIDORES

Um erro comum entre várias empresas é negligenciar a interação do público. Mesmo que seja uma plataforma online, as pessoas querem atenção e diálogo. Respeite isso! Isso demonstra que a empresa está presente e se mostra receptiva às interações do seu público.

3. DEDIQUE UM TEMPO PARA MENSURAR OS RESULTADOS

Medir os resultados é super relevante para as suas estratégias. Lembre-se que é preciso compreender o comportamento do consumidor e sua jornada de compra (Aqui entra o Inbound Marketing que iremos falar em outro texto).  Para iniciar utilize as próprias métricas da ferramenta, pois os resultados oferecem uma visão geral capaz de auxiliar nas estratégias, monitorar o desempenho da empresa na rede, analisar o interesse da audiência e engajamento das pessoas com as publicações. 

4. CRIE ANÚNCIOS

É importante o conteúdo orgânico e dentre eles estabeleça um o planejamento para investir em anúncios. A demanda diária de conteúdo e informação nas redes sociais é volumosa, portanto, é preciso se destacar e investir na criação de anúncios, que é uma alternativa para potencializar o alcance das postagens. O anúncio de algumas publicações reforça o posicionamento de marca. Mas, lembre-se que o conteúdo (imagens + texto + posicionamento + estratégia) deve ser relevante e capaz de captar o interesse das pessoas em poucos segundos. Outra dica são as promoções e sorteios que podem potencializar a visibilidade.

As ideias são inúmeras, porém só as dicas sem um planejamento estruturado podem não surtir efeitos no Instagram para negócios. Sem planejar, qualquer resultado é aceitável, mas, pode não ser os objetivos que o seu negócio precisa. O consumidor on-line está cada vez mais exigente e a espera das empresas que apresentem agilidade, pontualidade, praticidade, eficiência e, bom atendimento. Maximize seus resultados potencializando seus investimentos com custo-benefício. 

 

Danyla Martinsjornalista, assessora de imprensa, diretora de comunicação da ID+ Empresarial, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing; MBA em Comunicação Digital; Tecnóloga em Hotelaria.