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Blog: por que é um diferencial para a sua empresa?

Diariamente, milhares de pessoas procuram por produtos ou informações no Google ou se relacionando com marcas de sua preferência. Independente do tamanho ou do ramo do seu negócio, um blog pode fortalecer sua estratégia de marketing digital, consolidar sua marca e ampliar o seu alcance no mercado. Conteúdo de qualidade é o segredo!

Recentemente tivemos a oportunidade de participar de uma palestra sobre Inbound Marketing e um dos palestrantes, reportando à produção de conteúdo, disse que “um site institucional sem um blog é o investimento sem retorno mais caro que você fez na sua empresa”. E o que ele quis dizer? Simples, seu negócio precisa produzir conteúdo e não somente para as redes sociais, mas também para sustentar o seu negócio online. Um site é uma ferramenta, mas se utilizada apenas como “cartão de visita” não gera resultados. É preciso conteúdo. E lembre-se: atualizado.

Muitas empresas desistem de criar e manter um blog atualizado seja por falta de retorno sobre o investimento ou seja por falta de planejamento. Já percebeu que tudo nos processos de comunicação exige planejamento? E de fato é baseado no planejamento que a sua empresa consegue distribuir conteúdo e mensurar resultados. É uma questão de estratégia. Não tem uma fórmula, pois as empresas são diferentes, cada uma tem um produto, um público, um posicionamento.

Mas, falando do blog, sabemos que não é simples na correria do dia a dia. A produção de conteúdo exige tempo, criatividade e estratégia. Mesmo com o grande acesso nas redes sociais como meio de informação, o blog corporativo ainda tem uma grande relevância para formar a presença digital da empresa e também funciona como uma ferramenta com alto potencial para fidelizar e captar novos clientes.

Pesquisa realizada pela consultoria TNS Research mostra que 76% das pessoas buscam informações em fóruns e blogs. Perde a credibilidade quando acessamos um site, ou um blog, ou as próprias redes sociais e vemos que há dias ou até mesmo meses que não é atualizado. Trabalhar com marketing de conteúdo envolve disciplina, compromisso e uma estratégia bem definida.

Veja o por quê é relevante alimentar um blog:

  • Melhora o posicionamento no Google: com conteúdo relevante e estratégico é possível melhorar o posicionamento do seu site nos buscadores através da otimização de SEO, atraindo tráfego orgânico.
  • Gera presença online: o marketing de conteúdo faz com que a visibilidade da marca aumente e que ela seja reconhecida como referência nos assuntos do seu negócio.
  • Torna a sua empresa especialista no assunto: quanto mais a sua empresa escreve sobre o que ela domina, mais a marca se posiciona e se torna referência no mercado, ganhando a confiança do público.
  • Aumenta a interação com o público: os conteúdos respondem as principais dúvidas dos clientes, pois com os posts, é possível incentivar comentários, perguntas, opiniões e demais informações.
  • Baixo investimento: em comparação com publicidades, a internet tem o custo benefício mais atraente. Existem plataformas gratuitas, como o WordPress, que é possível estruturar um blog básico para o seu negócio.

 

Danyla Martins, jornalista, assessora de imprensa, diretora de comunicação da ID+ Empresarial, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing; MBA em Comunicação Digital; Tecnóloga em Hotelaria.