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5 dicas de marketing digital para pequenas empresas

Marketing digital não é apenas para empresas de grande porte. Muito pelo contrário, pois o trabalho estratégico é identificar o perfil do seu negócio e aplicar o marketing digital de acordo com os objetivos e metas.

Olha, já ouvimos microempreendedores considerarem o investimento em marketing digital apenas ‘coisa’ de grandes empresas. No entanto, sabemos que o cenário não é bem assim. As micro e pequenas empresas representam boa parte da movimentação e, portanto, todas as empresas de qualquer tamanho podem ter sucesso em suas estratégias de marketing digital. Independente do porte da empresa existe uma complexidade de ações que devem ser geridas e executadas para que a estratégia seja assertiva e obtenha resultados. 

Elencamos aqui algumas ações essenciais para o sucesso de sua micro e pequena empresa no mundo on-line:

1 - Não faça sozinho

Pequenas empresas geralmente priorizam o baixo custo e o marketing não entra na lista de prioridades, mas uma estratégia bem elaborada e por profissionais qualificados podem trazer resultados positivos para a visibilidade e credibilidade do seu negócio. 

2 - Separe um orçamento

Invista! Separe um valor para investimento em marketing que não comprometa o orçamento de sua empresa, e aos poucos poderá avaliar os resultados que o investimento trará à sua empresa. Estratégias e ações podem ser melhoradas no decorrer do seu investimento. Existem estratégias para empresas de todos os portes, por isso com o investimento definido aos poucos esta estratégia poderá alterar.

3 - Defina a estratégia

Mesmo que seja uma micro e pequena empresa, estratégias, ações e posicionamentos também serão definidos para compor o marketing digital. Definição de público-alvo, linguagem, plataforma digitais, quantidade de inserções, mapeamento de palavras-chave e outros serão definidos nessa etapa. A estratégia deve ser analisada, mensurada e alterada, caso seja necessário, para que possa colocá-la em prática. 

4 – Invista em conteúdo

Produzir conteúdos para o seu público-alvo que seja relevante e de acordo com o perfil do seu negócio. Entender o objetivo e as metas da sua empresa é uma direção para elaborar conteúdos assertivos.  O conteúdo deve ser atraente, útil e confiável ao cliente, e, no entanto, dentro da estratégia estabelecida. Conteúdo é uma forma de conversar com o seu cliente.

5 - Mantenha o relacionamento

Manter o diálogo e a linguagem com seu cliente ou seguidores é como nutrir uma confiança aos poucos. Faça isso com e-mail marketing, contato via redes sociais, lançamentos, produtos exclusivos, bônus etc.

 

Danyla Martins, jornalista, assessora de imprensa, diretora de comunicação da ID+ Empresarial, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing; MBA em Comunicação Digital; Tecnóloga em Hotelaria.